Sono em excesso é falta de vitamina D? Descubra aqui.

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Tempo de leitura: 3 minutos. 

 

Todo mundo adora dormir e ter aquele momento para descansar e recarregar as energias. 

 

Mas, você sabia que a sonolência em excesso pode significar falta de Vitamina D no organismo?

Além de contribuir para alterações de humor, o sono em excesso pode ser bem mais prejudicial para a saúde. 

 

Por isso, se você está sempre cansado mesmo dormindo bem, continue lendo e veja como mudar isso! 

 

Benefícios da vitamina D no organismo

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A Vitamina D é a responsável por metabolizar todo o cálcio e o fósforo do nosso organismo.

Sendo assim, é essencial para a saúde dos ossos. 

 

Mas, como adquirir vitamina D? 

80% dela pode ser absorvida a partir da exposição diária ao sol. Os outros 20% vêm dos nossos hábitos alimentares. 

 

Confira abaixo alguns alimentos ricos em Vitamina D: 

 

  • Bife de fígado;
  • Gema de ovo;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Salmão selvagem;
  • Ostras;
  • Cogumelos;
  • Iogurte;
  • Suco de laranja. 

Falta de vitamina D

 

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Bom, você já deve ter imaginado que por ser tão importante para o metabolismo, a falta da Vitamina D é bem prejudicial. 

 

Como é uma vitamina que atinge especialmente nossa camada óssea, não ter os níveis suficientes no corpo, faz com que nossos ossos se tornem mais fracos. 

 

Sendo assim, possibilita o desenvolvimento de doenças como osteoporose e fraturas com maior facilidade. 

 

Além de abrir espaço para dores nas articulações e até mesmo diabetes e doenças cardiovasculares. 

 

Recentemente, um estudo mostrou que 80% dos pacientes internados com Covid-19 têm deficiência de Vitamina D. 

Não é só saúde física, é saúde mental também! 

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Mas, se engana quem pensa que os efeitos ficam apenas na nossa saúde física!

 

Além do cansaço excessivo, falta de energia, gripes e resfriados frequentes, é a porta de entrada para doenças como depressão. 

 

Pessoas precisam buscar novidades, fazer atividades, conversar, e a falta de energia faz com que isso seja prejudicado. 

 

Dessa forma, a tristeza e a inatividade são constantes.

E, apesar do pessimismo não ser uma patologia, pode facilitar transtornos que nascem de pensamentos negativos. 

 

Como recuperar a vitamina D? 

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Nada mais regenerador que um belo banho de sol! 

Tornar isso um hábito já fará com que os níveis de Vitamina D do seu organismo melhorem bastante. 

 

Além disso, é importante praticar exercícios ao ar livre e colocar mais cálcio na sua dieta!

Alguns alimentos ricos em cálcio: 

 

  • Leite integral, desnatado e de cabra;
  • Queijo ricota;
  • Queijo muçarela;
  • Grão de soja cru;
  • Nozes;
  • Grão de bico;
  • Uva passa;
  • Acelga;
  • Agrião. 

 

Mas, desde que não seja em excesso, dormir ainda é bom demais, né?

Portanto, não tem companhia melhor para isso do que um colchão Gazin! 

 

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