Existe diferença entre sono REM e sono profundo?

Existe diferença entre sono REM e sono profundo?

Tempo de leitura: 3 minutos.

 

Pouca gente sabe, mas o nosso sono é dividido em ciclos, que começam com o sono leve e terminam com o sono REM.

 

Mas, afinal, o que é sono REM? Ele tem alguma diferença do sono profundo?

 

Esses e outros mistérios sobre a nossa noite de sono você descobre lendo esse texto!

 

O que é sono REM?

 

É uma das fases mais difíceis de atingir!

Se caracteriza pelo movimento rápido dos olhos, movimentos musculares involuntários e sonhos vívidos.

 

Nesta fase, processamos as memórias e conhecimentos que adquirimos durante o dia.

Além disso, ter o sono REM é essencial para garantir um bom descanso e o pleno equilíbrio do organismo.

 

Assim, ajuda a prevenir doenças cardíacas e muitas outras que podem surgir em decorrência de problemas com o sono.

 

Para crianças e bebês o sono REM é ainda mais importante.

Afinal, é neste momento que o cérebro organiza todos os aprendizados acumulados e, nesta fase da vida, são muitos!

 

Só assim, eles conseguirão reproduzir os aprendizados no dia seguinte e no decorrer da vida.

 

Existe diferença entre sono REM e sono Profundo?

Sim! Mas para entendermos a diferença, primeiro precisamos entender o ciclo do nosso sono.

 

Ele é dividido por duas fases: não-REM e REM, a primeira é dividida em estágios e precede a segunda.

 

O que chamamos de sono profundo é o estágio 3 (e último) da fase não-REM.

 

Sendo assim, é o último estágio que passamos antes de entrar no que chamamos de sono REM.

 

No sono profundo temos o descanso da atividade cerebral e ele dura, em média, 40 minutos por noite. 

 

Nessa fase, os músculos relaxam totalmente e ficamos menos sensíveis a estímulos externos, como movimentos e barulhos.

Aliás, não temos sonhos na fase de sono profundo pois a mente está desligada.

Como atingir o sono REM?

Para conseguir atingir a fase REM do sono e conquistar o ápice do descanso noturno, é preciso alguns cuidados:

 

  • Prepare o seu corpo e mente antes de se deitar, atividades como meditação e respiração guiada são bem-vindas;
  • Crie um ambiente aconchegante com luzes e sons reduzidos;
  • Evite celular e televisão antes de deitar para dormir;
  • Cuide da temperatura do ambiente, o clima ideal para dormir é entre 19 e 21 graus;
  • Tire cafeína, álcool, frituras e açúcar do seu cardápio noturno.

 

Por fim, mas não menos importante, invista em um colchão de qualidade para dormir tranquilo.

 

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