Descubra o porquê sentimos sono depois de comer

Tempo de leitura: 3 minutos. 

 

Quem não ama aquele cochilo após o almoço, né? Mas existe explicação para isso! 

 

Claro que se você dormiu mal na noite anterior ou tem uma rotina muito intensa e cansativa, é normal sentir sono fora do horário comum.

Mas, não é à toa que, em alguns momentos, aquela sonolência difícil de resistir venha logo após as refeições. 

 

Especialmente depois de ingerir comidas pesadas, mas se você está curioso para entender a razão de tudo isso, continue lendo. 

Cérebro desacelerado 

A primeira coisa que você precisa saber é que o nosso cérebro desacelera sempre que comemos, especialmente em excesso.

 

O organismo envia mais sangue para o estômago gerando menos sangue para o cérebro e, assim, menos oxigênio. 

O resultado disso é uma comunicação mais lenta entre nós e o cérebro, levando à possível sonolência. 

Alimentos que favorecem o sono

Além do comportamento natural do nosso organismo, é importante ressaltar alguns alimentos que favorecem o sono.

Confira abaixo alguns. 

Carboidratos

Especialmente alimentos que contam com grande quantidade de açúcar refinado e até mesmo pães e macarrão.

Tudo isso deve ser evitado ao máximo. 

Frutas

Frutas são ótimas para saúde e isso já não é novidade, mas se você quer fugir da sonolência é melhor evitar algumas. 

Especialmente banana, cereja, uva, maracujá e até mesmo tomate. 

Todos esses possuem propriedades que estimulam direta ou indiretamente o sono. 

Laticínios 

O leite libera calmantes naturais no organismo, sendo assim, evite grandes quantidades.

Principalmente ao estar realizando atividades que demandam concentração e agilidade.

Castanhas, chás e vegetais 

Castanhas e vegetais são ótimos agentes do sono, por isso, se a meta é ficar acordado, evite-os. 

Especialmente vegetais escuros como brócolis e couve. 

O mesmo vale para os chás, mas atenção, apenas para alguns tipos, tá bem?

Chá verde e preto, por exemplo, são ótimos para nos manter acordados, enquanto o de camomila, hortelã e outros possuem efeito contrário. 

Como evitar? 

Outra dica importante para evitar o sono após as refeições é estar sempre hidratado e praticar alongamentos.

Ouvir música também é uma ótima forma de avisar ao cérebro de que não está na hora de dormir. 

 

Mas, no geral, fique tranquilo, sentir sono depois de comer é totalmente normal! 

E, se a sua rotina permitir, que tal aproveitar para descansar um pouco? 

 

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