Como retirar manchas e manter o colchão limpo

O colchão é uma peça que sofre diariamente a ação de agentes externos, a umidade do ambiente, proliferação de materiais orgânicos, transpiração do corpo dentre outros fatores. Realizar a limpeza do colchão periodicamente é recomendado para aumentar a validade do produto, evitar alergias de pele ou respiratórias, além é claro, de manter ele higiênico e limpo.

Mas é importante ressaltar que a limpeza do colchão deve ser realizada de maneira correta para não danificar a textura do tecido e as espumas internas. A seguir vamos listar algumas dicas para que você realize esse procedimento de forma correta e segura.

Limpando o colchão

Essa limpeza deve ser realizada semanalmente, principalmente para os alérgicos, que devem ter a atenção redobrada quanto ao acúmulo de poeira e ácaros.

O aspirador de pó é recomendado nesse caso, pois ele consegue extrair essas impurezas do colchão sem danificar o produto. É importante que ele seja utilizado em todos os cantos da cama, as bordas, costuras e detalhes que venham a ter no modelo do seu colchão.

Aproveite essa limpeza para também fazer uma lavagem completa do jogo de cama e colcha, colocando para secar em locais que bata sol e seja bem arejado.

Após fazer a limpeza com o aspirador, alguns produtos podem ser usados para ajudar a eliminar ácaros. Normalmente são produtos específicos para estofados que foram elaborados para ter contato com a pele sem causar problemas.

Remoção de manchas e odores

Sangue

Existem 3 tipos de maneiras para diminuir consideravelmente as manchas de sangue no colchão, uma vez que essas manchas são uma das mais difíceis de serem eliminadas devido suas propriedades complexas.

A primeira dica é limpar o local com água oxigenada 10 volumes. Aplique na região e após o produto borbulhar retire o excesso com um pano limpo.

Outra forma é misturar bicarbonato de sódio com o dobro da quantidade de água fria. Aplique no local por 30 minutos e retire o excesso com um pano limpo e úmido seguido de uma toalha seca.

A terceira dica é utilizar o detergente de cozinha, misturando uma colher do produto em duas xícaras de água, utilizando uma escova dental para esfregar no local que está sujo, o produto. Após a aplicação utilizar uma toalha limpa e seca.

Vinho

O álcool misturado com água é uma boa solução para eliminar esse tipo de mancha. Metade da solução de álcool e metade de água. Utilize um pano embebido com a solução para esfregar no local.

Outras manchas

Para eliminar manchas não identificadas é possível utilizar um borrifador com detergente ou vinagre misturado com água fria, sendo uma parte do produto e duas partes de água. Aplique no local e deixe agir por 10 minutos, utilizando uma toalha limpa para secar posteriormente.

Odor de cigarro

Caso você seja fumante e o faz dentro do quarto, é quase impossível que o colchão não absorva o cheiro do cigarro. Para ajudar a eliminar esse odor, pode ser aplicado a mistura de uma colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água fria em todo o colchão, deixando que a solução seja absorvida totalmente e secando para finalizar.

Odor de urina

Para quem tem crianças essa é uma dica muito boa. Assim que perceber a urina no colchão, seque com um pano seco. Em seguida, despeje uma quantidade de bicarbonato de sódio no local e deixe agir durante a noite, aspirando o produto pela manhã. Também pode ser aplicado um borrifador com metade da solução de vinagre e metade de água quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *