Dormir bem garante mais saúde

Mulher dormindo

A qualidade do sono traz vários benefícios pro corpo humano e, acredito que isso você já sabia! 

Continue lendo para saber como dormir “certo” auxilia na saúde!

Dormir é vida! 

Melhora a memória e pele, diminui estresse e riscos de depressão. Mas além destes benefícios, há mais coisas que o sono ajuda!

Dormir bem ajuda a controlar a Hipertensão

Um estudo da Universidade de Chicago, Estados Unidos, comprovou que um sono profundo está relacionado a bons níveis de pressão arterial. 

“Uma noite mal dormida deixa o organismo em alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite.” _ Neurologista, Rosa Hasan.

Ela também afirma que, com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.

Dormir te ajuda no controle de diabetes

Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. 

É o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, Estados Unidos. 

Os pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites. 

Os participantes que tiveram o sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina. 

De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrência de distúrbios do sono dificulta o controle da doença. 

E também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2

É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. 

Qual tempo ideal de sono?

Vai variar de acordo com a sua idade o tempo ideal para dormir, confira a tabela abaixo:

Recém-nascidos – 14 a 17 horas diárias;

Crianças de 1 a 5 anos de idade – 10 a 14 horas por dia;

6 a 13 anos de idade – 9 a 11 horas por dia;

Adolescentes de 14 a 17 – 8 a 9 horas de sono por dia;

Adultos de 18 a 64 anos – 7 a 9 horas diárias de sono;

Acima dos 64 anos – 7 a 8 horas por dia.

Podemos perceber que conforme a idade aumenta o tempo ideal de sono diminui. Interessante não é mesmo?

Eu não consigo dormir bem! O que fazer?

A falta de sono ou insônia é terrível na vida de muita gente. Então coloquei aqui algumas dicas para ajudar:

1 – Ter o colchão e o travesseiro de qualidade é importante para dormir melhor e, para isso, você pode contato com a gente!

2 – Exercite seu corpo! Fazer uma atividade física (no horário certo) vai ajudar a ficar cansado quando for dormir, teste!

3 – Tome um banho quente, ou morno, ajuda a relaxar o corpo.

4 – Evite ficar com eletrônicos perto da hora de dormir, eles ajudam a tirar seu sono!

5 – Leia um livro. Ler é ótimo para deixar os olhos mais cansados que vão te dar a sensação de sono.

6 – Beba chá como de camomila. O chá vai deixar a sensação de aconchego e relaxar.

7 – Coma comidas mais leves no jantar.

8 – Evite: cafeína, bebidas alcoólicas e tabaco.

9 – Evite exposição de luz na hora de dormir!

10 – E por fim, estabeleça um horário fixo para virar rotina no seu dia a dia para dormir.

Gente, se depois de dez dicas para dormir você continuar com dificuldades, por favor, procure um médico ou especialista.

Dormir é essencial para a vida! Então cuide-se. 

Até o próximo post!

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