Neste dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Esta data serve para lembrar o mundo todo sobre os riscos do fumo e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Por isso, vamos deixar aqui alguns bons motivos para você parar de fumar.
Leia também: Celular travando? Confira 4 dicas para resolver o problema!
Sabe a fumaça do cigarro? Ela também é muito prejudicial. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa fumaça contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
Sem contar que o fumante passivo, aquele que está ao seu lado enquanto você fuma, ainda pode sofrer reações alérgicas, como rinite, tosse, conjuntivite e crises de asma, além de doenças pulmonares se a exposição for por longos períodos.
Você vai sentindo sua vitalidade indo embora aos poucos. O tabaco também é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda.
O alcatrão presente no cigarro deixa os dentes amarelados. Assim fica feio dar aquele sorriso na foto ou dar risadas com os amigos.
Sem contar que fumar proporciona mau hálito e favorece o acúmulo de placa bacteriana, o que é um prato cheio para o surgimento de doenças. E tem mais: a fumaça do cigarro resseca a boca, atrapalha a produção de saliva e aumenta o risco de câncer.
Segundo o INCA, só o ato de parar de fumar durante 2 dias já melhora a percepção dos cheiros e sabores das coisas.
Em tempos que ter boa saúde é fundamental, é bom repensar aquele cigarro diário. Segundo o INCA, o tabagismo surge como um dos inimigos das defesas do corpo e propicia aos fumantes uma chance bem maior de adoecer quando comparados aos não-fumantes.
Independentemente da idade, parar de fumar aumenta a expectativa e a qualidade de vida. Lógico que quanto mais cedo melhor, porém os benefícios podem ser percebidos em qualquer faixa etária.
Em média, fumantes têm menor resistência física, menos fôlego e um desempenho reduzido nas atividades físicas, quando comparado aos não-fumantes. Se você quer subir aquela escada sem sufoco, é melhor parar de fumar.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), fumar também é um fator de risco para o desenvolvimento da catarata, uma doença progressiva que provoca a alteração do cristalino e outras doenças oculares como o glaucoma.
A nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional e comportamental de quem fuma. Segundo o INCA, a nicotina faz com que o cérebro libere substâncias responsáveis pela sensação de prazer. Com o tempo, ele se adapta e passa a pedir doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de prazer e satisfação. Aí você já sabe, a dependência vem com força.
Já parou para pensar quantos reais seria possível economizar parando de fumar? Pensando no longo prazo, a economia com cigarros não fumados poderia render bons investimentos e quem sabe até aquela viagem dos sonhos. Ou seja, fumar transforma seu dinheiro em fumaça.
Pode até parecer repetitivo, mas é importante lembrar que qualquer tipo de cigarro é extremamente nocivo à saúde, e de diversas maneiras. Os fumantes estão expostos a várias doenças graves e fatais, em especial ao câncer. A lista de doenças causadas pelo cigarro é grande. Por isso, reveja seus conceitos e pare de fumar. Sua saúde não vale prazeres momentâneos.